Trédrez-Locquémeau é uma cidade costeira em Côtes-d'Armor, na Bretanha, a cerca de dez quilômetros a oeste de Lannion.
O território comunal (10 km²) está localizado a oeste da foz do Leguer, um rio costeiro, e foi habitado desde os tempos pré-históricos e durante a era galo-romana.
A localidade é composta por duas aldeias: Trédrez, no oeste, recuada na terra das falésias de mesmo nome, e Locquémeau, que abriga os portos de pesca e prazer.
Trédrez, erguido como uma paróquia no século X, torna-se, sob o Ancien Régime, um poderoso senhorio. Quanto à Locquémeau, fundada por um eremita no século VI, desenvolve-se no século XIX com o surgimento da pesca da sardinha, cujas últimas campanhas acontecem após a Segunda Guerra Mundial.
No início do século XX, Trédrez-Locquémeau, que possui um patrimônio histórico e ambiental de alta qualidade, acolheu seus primeiros turistas. A comuna onde se conta cerca de 1500 habitantes preservou seus sítios selvagens, sua herança e uma atividade portuária. É uma parada popular e resort na Costa de Granito Rosa.
Uma visita à cidade pode começar com a descoberta de seu patrimônio histórico. Nós, assim, descobrir com interesse a igreja Santo Quémeau em Locquémeau, construído no século XVI em estilo gótico. No interior, você verá seus retábulos do século XVIII, ex-voto de pescadores, uma bandeira do décimo sétimo. Note também que o edifício agora tem vitrais feitos em 1990.
Em Trédrez, a igreja de Notre-Dame data de cerca de 1500, em estilo gótico extravagante. Observe sua "torre do sino" e uma abside em vales (dentro cantos) várias características do estilo inventado por Philippe Beaumanoir. Rearranjos posteriores respeitaram o estilo original, que preservou a unidade global do edifício. No interior, um batistério do século XVI, esculturas raras e móveis como uma árvore de Jesse século XVI (árvore genealógica de Cristo), uma figura de Cristo e os banners do século XVII valem a pena um olhar. Quanto ao exterior, é um bom exemplo de um recinto paroquial com a sua muralha, o seu ossuário e muitas cruzes.
A opção de diferentes aldeias e fazendas, muitas cruzes, fontes e casas antigas alinham a localidade. Além disso, vários menires também são visíveis.
Esta rota terminará com o castelo Coatredrez, construído no século XV, considerado um dos castelos mais antigos do departamento. Com um corpo principal de "L", com uma torre poligonal no ângulo, ele também tem um poço, um loft e uma capela. Este antigo edifício senhorial é uma propriedade privada que foi alvo de uma campanha de restauração nos anos 90.
Quanto ao patrimônio ambiental da localidade, vários locais imperdíveis merecem atenção. Este é o caso de falésias tredrez para o oeste, uma área natural protegida de vários quilômetros, que é um dos maiores deserto de Cotes d'Armor. Sobre as falésias, vegetação revela influência marinha, enquanto a seus pés, na maré baixa, formações geológicas surpreendentes revelam-se.
Perto do porto de Locquémeau, o lago Vorlenn rodeado de seixos é o lar de uma flora e fauna excepcionais. Painéis foram instalados para apreender a riqueza do site.
Por fim, não esqueceremos a ponta de Dourven, ao norte, que termina com um planalto de rochas que aparentemente mergulha suavemente na direção do mar.Se sua costa oeste é golpeada pelos ventos, seu flanco oriental protegido parece dominar uma lagoa adornada com 'árvores exóticas. No site, uma galeria de arte contemporânea foi aberta ao público. Informação sobre +33 2 96 35 74 52.
Estes diferentes locais históricos e naturais podem ser objeto de muitas caminhadas. Além da trilha da alfândega ao longo da costa, os passeios, incluindo vistas impressionantes, foram projetados especificamente para descobrir as falésias ou a ponta do Dourven. Documentação e informações sobre 02 96 35 74 ou +33 2 96 05 60 70. Observe também que as caminhadas guiadas são propostas no verão para apreender especificamente as falésias protegidas Trédrez. Informação sobre +33 6 15 18 16 83.
Entre falésias, porto e ponta, a cidade tem várias praias de areia que são adequadas para natação e ociosidade: as praias de Notigou, Kirio e Toul ar Vilin.
A base náutica que permitiu iniciar-se com a vela ou alugar barcos fechados em 2008 depois de uma tempestade.
Mas os entusiastas da pesca podem, no entanto, entrar em seu passatempo favorito. No entanto, os regulamentos em vigor devem ser respeitados. Informe-se em +33 2 96 05 60 70.
Nós também podemos descobrir com prazer o porto de pesca. Se a atividade é menos intensa do que no passado, ela continua sendo fornecida e pitoresca. De novembro a abril, os barcos se juntam a Saint-Quay-Portrieux para pescar vieiras. Mas de maio a outubro, eles estão ancorados em Locquémeau e todas as noites, bares, burbot e até mesmo lagostas (lista não exaustiva). As vendas sempre espetaculares acontecem na casa dos pescadores que fica ao lado das docas.
No lado do "prazer", no verão, dezenas de barcos estão ancorados na baía.
O último domingo de maio, venda de garagem organizada pelos pais de estudantes no acampamento municipal de Keravilin.
O último fim de semana de julho, até mesmo anos, o festival de sardinha revive as tradições de programas de entretenimento e diversão, musicais e gourmet...
Do final de julho a meados de agosto, o festival Voce Humana (música clássica e canto) fará um concerto na igreja de Trédrez.
No terceiro final de semana de setembro, o festival de música e dança swing à beira-mar é um marco na cidade.
No início de novembro, o Pequeno Festival dos Povos do Ártico contará com documentários, canções Inuit e debates.