O que busca?
O ambiente natural preservado, favorável à prática de atividades de lazer desportivas, como a pesca e o pedestrianismo, as termas, o Parque da Pré-história, dedicado à arte parietal e às grutas pré-históricas, entre as quais a famosa gruta de Niaux, famosa graças à qualidade dos seus desenhos, formam toda a bela reputação do departamento de Ariège.
Dotado de um património rico, o Aude convida os adeptos de descobertas a irem ao encontro das suas abadias romanas, do seu canal do Midi, dos seus castelos cátaros e da cidade medieval de Carcassonne.
Terra de tradições, o Aveyron reúne todos os atrativos para satisfazer os adeptos de natureza e de autenticidade, com o causse do Larzac, os desfiladeiros do Tarn, o planalto volcânico de Aubrac e os seus rebanhos de vacas, as belas aldeias pitorescas, ou ainda, as famosas especialidades gastronómicas.
No departamento do Gard, o maciço de Cévennes, pontuado por percursos e pedestrianismo, o impressionante circo de Navacelles, a pequena Camargue, a famosa ponte do Gard ou ainda, a cidade romana de Nîmes são alguns dos numerosos atrativos à sua espera.
No coração da Gasconha, o Gers, rico em bastides e castelos, convida os adeptos de produtos da região a descobrirem as suas especialidades culinárias de renome, os seus mercados e "foires au gras", as suas festas tradicionais e o seu vinhal de Armagnac.
Saint-Bertrand-de-Comminges e a sua catedral; canal du Midi propício à tranquilidade; mas também a cidade rosa de Toulouse, que combina património arquitetural e modernismo com, entre outros, a basílica romana de Saint-Sernin, a igreja dos Jacobins, os hôtels particuliers, a aeronáutica e a Cité de l'Espace; tantos atrativos que fazem do Alto Garona um destino privilegiado.
Os esplêndidos cimos dos Pirenéus, os maravilhosos lagos de altitude, os sítios naturais excecionais, como o circo de Gavarnie, ou ainda, a famosa cidade religiosa de Lourdes, referência da peregrinação, são alguns dos lugares à sua espera nos Altos Pirenéus.
Famoso pelas suas longas praias e pelas suas estâncias balneares, o departamento do Hérault também propõe a descoberta do seu interior, com as suas paisagens montanhosas, e a sua cidade principal, Montpellier, "capital" do Languedoque-Rossilhão.
A famosa aldeia de Rocamadour, com o seu santuário e a sua Gruta de Merveilles, que possui belas pinturas rupestres, a magnífica aldeia empoleirada de Saint-Cirq-Lapopie, a cidade antiga de Figeac e a sua Place des Écritures, a gruta pré-histórica de Pech-Merle e a cidade medieval de Cahors são alguns dos sítios incontornáveis do Lot.
O maciço de Cévennes o Monte Lozère, o vasto planalto de Aubrac, as florestas de Margeride e os belos desfiladeiros do Tarn são algumas das riquezas naturais de Lozère.
O departamento dos Pirenéus Orientais oferece uma agradável seleção de descobertas, com as suas montanhas, florestas, seus planaltos elevados, suas praias de areia fina, suas aldeias típicas e um clima constantemente ensolarado.
O Tarn reúne uma grande diversidade de paisagens e riquezas arquiteturais, como podem testemunhar o maciço de Sidobre, a Montanha Negra, o vinhedo de Gaillac, Albi e a sua catedral fortificada, as bastides albigenses, ou ainda, a cidade empoleirada de Cordes-sur-Ciel e o seu património gótico excecional.
O departamento de Tarn-et-Garonne oferece aos visitantes a possibilidade de descobrirem os desfiladeiros do Aveyron, a charmosa aldeia de Bruniquel, mas também a abadia de Moissac, cujo tímpano e claustro estão classificados no património mundial da UNESCO.