Dê vida às suas férias!

Cidades & Vilarejos da Occitânia

Guia de Turismo, férias & final de semana na Occitânia

Para onde pretende ir?

Cidades & Vilarejos da Occitânia

Ariège

Grande referência da Pré-história, a Ariège dispõe de uma rica herança parietal, como podem testemunhar as famosas grutas de Niaux e do Mas d'Azil. A esses tesouros se acrescenta um maravilhoso património natural, pastoral e cultural, que descobrimos ao longo das suas paisagens, que alternam os vales e montanhas dos Pirenéus, os lagos e rios, as planícies e florestas, os castelos medievais, as aldeias típicas e os museus de história, de arte e de tradição. Com mais de 5.000 km que caminhos balizados, mais de 300 km de rios e dez estações para os desportos de inverno, também se trata de um destino ideal para a prática de atividades de lazer ao ar livre, como o pedestrianismo, a equitação, a BTT, o esqui, a pesca, ou ainda, os desportos aquáticos. Ou seja, a promessa de um belo programa!

Aude

No coração do Languedoque, entre Cabardès e o litoral mediterrâneo, parta rumo à descoberta do Aude, uma terra rica em património, como testemunham a famosa cidade fortificada de Carcassonne, a cidade de Arte e de História de Narbona, os castelos do Pays Cathare, como Peyrepertuse e Quéribus, as abadias de Fontfroide e de Lagrasse, ou ainda, as esculturas romanas do mestre de Cabestany que ornam certos edifícios religiosos... Aproveite também para passear na Montanha Negra ou no Parque Natural Regional de Narbonnaise, no Mediterrâneo, para admirar as paisagens selvagens e preservadas, antes de praticar uma atividade náutica e, em seguida, repousar numa das praias de areia fina das seis estâncias balneares do departamento...

Aveyron

Antiga província do Rouergue, no coração da região de Sul-Pirenéus, o Aveyron apresenta inúmeros atrativos: um parque natural que abrange aproximadamente um terço do departamento; desfiladeiros selvagens e lagos propícios à pesca e às atividades náuticas: sítios naturais fora do comum, como o caos rochoso de Montpellier-le-Vieux e Trou de Bozouls; belas aldeias autênticas que regalam os adeptos das antigas edificações; inúmeros caminhos trilhas de pedestrianismo, BTT e equitação; especialidades famosas que regalam o paladar dos gastrónomos... Um programa decididamente rico e saboroso em perspetiva!

Gard

Situado entre o Maciço central, o Mediterrâneo, o vale do Ródano e do Languedoque, o departamento do Gard dispõe de uma localização privilegiada. A esta grande vantagem geográfica se acrescenta uma bela seleção de descobertas, desde as aldeias provençais e cidades dotadas de um rico património, como Nîmes, Uzès, Aigues-Mortes e Beaucaire, à famosa ponte de Gard, classificada no património mundial da UNESCO, sem esquecer das paisagens preservadas da Camarga gardoise e do Parque Nacional de Cévennes.

Gers

Implantado no coração da suave Gasconha, no país de d'Artagnan, terra do viver bem e comer bem, o Gers oferece diversas especialidades saborosas, como o armagnac, o foie gras e o confit de pato ou de ganso, o frango do campo, o pastis gascon - uma sobremesa folhada com maçãs e armagnac -, ou ainda, o alho branco de Lomagne. A essas riquezas culinárias se acrescenta um importante património edificado e cultural, composto por bastides, castelnaux, monumentos classificados e museus. As aldeias de Fourcès e de Larressingle, inscritas na lista das mais belas de França, as bastides de Cologne e de Saint-Clar, a catedral de Auch e a colegiada de La Romieu - que fazem parte das paragens do caminho de Santiago de Compostela -, o museu de arte campanária de L'Isle-Jourdain, e a cidade fortificada de Lectoure são alguns dos vários sítios que pontuam a sua estadia nas terras da Gasconha!

Alto Garona

Atravessado pelo rio Garona, o departamento do Alto Garona apresenta paisagens variadas e que combinam as planícies ensolaradas de Lauragais às altas montanhas dos Pirenéus, sem esquecer as colinas suaves de Comminges. Ou seja, uma diversidade realmente interessante! Mas o departamento também desvenda um belo património histórico e arquitetural. Famosa pela sua atmosfera animada, a cidade rosa de Toulouse encanta os adeptos de festas e passeios, mas também os apaixonados de arquitetura Renascimento, com seus muitos hôtels particuliers. O Alto Garona também é o território dos edifícios religiosos impressionantes: a basílica de Toulouse, a catedral de Saint-Bertrand-de-Comminges, a basílica de Saint-Just de Valcabrère. Um belo programa!

Altos Pirenéus

Composto de paisagens diversificadas, que alternam vales preservados, altos picos dos Pirenéus, outeiros vitícolas e planícies agrícolas, o departamento dos Altos Pirenéus dispõe igualmente de espaços naturais notáveis, e alguns deles, como a Ponte de Espanha e os circos de Troumouse e de Gavarnie, estão inscritos no património mundial da UNESCO. Para além de todos esses atrativos, os Altos Pirenéus albergam numerosas termas e estações de esqui propícias ao bem-estar, à boa forma e à prática de atividades de lazer ao ar livre.

Hérault

Situado no coração do Languedoque, às margens do Mediterrâneo, o Hérault é um destino privilegiado de todos em busca de repouso, com as suas estâncias balneares turísticas e o seu litoral pontuado por longas praias de areia propícias ao relaxamento. O Hérault também oferece aos seus visitantes uma imensidão de descobertas culturais e naturais. As cidades dotadas de um rico património, como Montpellier, Pézenas e Lodève, o interior do Languedoque, as suas belas aldeias e as suas paisagens preservadas que encantam os adeptos da natureza e do pedestrianismo, ou ainda, o vale do Hérault e suas duas famosas grutas ornadas com esplêndidas concreções, são alguns dos muitos atrativos a descobrir.

Lot

Situado no coração do sudoeste, o Lot rima incontestavelmente com a tranquilidade de viver. As aldeias empoleiradas do Quercy são verdadeiros tesouros, o charme da pedra seca combinado aos pastos de Causses, onde pastam tranquilamente cabras e carneiros, os sítios de Arte, de História e da Pré-história, ou ainda, a rica gastronomia local: tantos atrativos que realmente irão encantar a todos os adeptos de autenticidade!

Lozère

Paraíso dos adeptos de natureza e de tranquilidade, a Lozère, antiga província de Gévaudan, localizada no coração do Maciço central, alberga paisagens excecionais, ao mesmo tempo variadas e preservadas, que encantam os adeptos do pedestrianismo. Pontuados por aldeias e aldeolas, Aubrac, Margeride, os desfiladeiros do Tarn e de Jonte, Causses e Cévennes, são alguns dos muitos espaços selvagens e autênticos que poderá percorrer a pé, a cavalo ou em BTT, pelos inúmeros caminhos e percursos presentes no Lozère.

Pirenéus Orientais

Com um céu ensolarado o ano inteiro, os Pirenéus Orientais, situados ao norte da Catalunha, oferecem aos adeptos de património natural e edificado uma variedade infinita de descobertas: o litoral mediterrâneo, pontuado por longas praias de areia fina, perfeitas para o repouso; a Costa Vermella, cujo charme pitoresco inspirou numerosos artistas; a alto planalto da Cerdanha com as suas paisagens luminosas; os relevos dos Pirenéus, entre os quais podemos distinguir o não menos famoso pico do Canigou; as cidades fortificadas e as belas aldeias, cujos tesouros arquiteturais seduzem os adeptos das antigas edificações... Uma grande diversidade de paisagens que permite beneficiar dos prazeres da montanha e do mar!

Tarne

Dotado de uma grande variedade de paisagens, desde as florestas da Montanha Negra aos rochedos graníticos de Sidobre, sem esquecer dos vinhais de Gaillac, o Tarn também possui inúmeras descobertas artísticas e arquiteturais. Poderá descobrir essas maravilhas ao ir ao encontro de alguns sítios incontornáveis, como Albi e a sua famosa catedral fortaleza, ou ainda, as charmosas bastides albigenses.

Tarne e Garona

Atravessado por três grandes rios, que são o Aveyron, o Tarn e a Garonne, o departamento de Tarn-et-Garonne, reconhecido pela sua tranquilidade, apresenta uma sucessão de paisagens variadas, que alternam planícies e colinas, pontuadas por campos e pomares, desfiladeiros selvagens, planaltos calcários e outeiros cobertos de vinhas. Seu campo tranquilo, pontuado por numerosos campanários, convida os adeptos de atividades ao ar livre à prática do pedestrianismo, da equitação ou do BTT. A esses atrativos da natureza se acrescenta um maravilhoso património edificado, composto de cidades medievais como Bruniquel, Caylus e Saint-Antonin-Noble-Val, de uma abadia classificada no património mundial da UNESCO, e de uma cidade de Arte e de História, que é Montauban. Uma estadia em Tarn-et-Garonne também é sinónimo de saborear os deliciosos produtos da região, como as famosas uvas Chasselas e as especialidades com carne de pato. Ou seja, um programa completo a saborear sem moderação!

A suas férias
Um hotel
Um aluguer de férias
Uma pousada
Um parque de campismo
Uma atividade de lazer
Uma viatura de aluguer
Um bilhete de avião
Ao continuar a navegar neste site, aceita a utilização de cookies para lhe propor ofertas adaptadas.
Saber mais e configurar
A sua conta