O que busca?
O departamento de Charente convida os seus visitantes a descobrir o vinhal de Cognac e a cidade de Angoulême, famosa pelo seu festival internacional da banda desenhada, mas também o castelo de La Rochefoucauld, os lagos de Haute-Charente, ideais para a prática de atividades de lazer desportivas, o vale de Charente e a igreja monólita de Aubeterre-sur-Dronne.
Famoso pela sua baía ostreícola, o departamento de Charente-Maritime atende aos mais variados gostos, com as suas estâncias balneares e as suas praias de areia do litoral atlântico, as ilhas de Charentes, as igrejas romanas de Saintonge e as cidades dotadas de uma história rica.
Paisagens verdejantes e selvagens, rios ideais à prática de atividades de lazer náuticas, planalto granítico de Millevaches, cidades medievais e esplêndidas aldeias são alguns dos atrativos da Corrèze.
Dotado de paisagens tranquilas, compostas de colinas, bosques, planaltos, rios, lagos e pântanos, o departamento da Creuse também beneficia da presença da floresta de Chabrières, do lago de Vassivière, propício às atividades de lazer náuticas e de igrejas notáveis.
O Marais Poitevin e a sua Veneza verde, com águas propícias aos passeios de barco tradicional, a abadia real de Celles-sur-Belle e o castelo Renascimento de Oiron são alguns dos sítios incontornáveis do departamento de Deux-Sèvres.
Na Dordonha, os sítios pré-históricos excecionais do vale de Vézère, os esplêndidos castelos do vale da Dordonha, as paisagens preservadas, os maravilhosos parques e jardins que o convidam ao repouso, ou ainda, as charmosas aldeias são algumas das muitas riquezas à sua espera.
Maior departamento de França, a Gironde possui inúmeros atrativos: vinhedo prestigioso e conhecido no mundo inteiro; belas bastides; a baía de Arcachon, ornada com charmosas aldeias ostreícolas; a cidade de Bordeaux, capital da Aquitaine, classificada no património mundial da UNESCO...
O Alto Vienne possui numerosos atrativos, desde florestas e lagos que incitam à prática de atividades desportivas, às aldeias pitorescas, sem esquecer de Limoges, capital do Limusino, mundialmente famosa pelo seu saber-fazer em matéria de porcelana e de fabrico de esmaltes.
A vasta planície arenosa do Parque Natural Regional, coberta de pinheiros marítimos perfumados, o litoral oceânico pontuado por longas praias de areia fina, os pântanos tranquilos e as agradáveis vias de ciclismo fazem de Landes um destino propício ao relaxamento e à prática de atividades de lazer desportivas.
O Lot-et-Garonne, com as suas ricas terras agrícolas, seduz os amantes de descobertas e de turismo verde, com as suas belas paisagens montanhosas e pontuadas por pomares, suas águas navegáveis, suas bastides medievais, seus castelos, como os de Bonaguil e de Duras, e a sua cidade de Agen, capital da ameixa seca.
Numa combinação de natureza, arquitetura e tradições, os Pirenéus Atlânticos oferecem uma grande diversidade de atrativos: as montanhas dos Pirenéus, propícias às caminhadas, as estâncias balneares de renome, como Biarritz e Saint-Jean-de-Luz, as cidades de Baiona e de Pau, dotadas de um rico património, as aldeias típicas...
O departamento de Vienne combina património histórico e futurismo, com a cidade de Poitiers e todos os seus monumentos classificados, a igreja abacial de Saint-Savin e os seus frescos romanos inscritos no património mundial da Unesco, e o famoso Futuroscope, um grande parque europeu futurista.