Para onde pretende ir?
Pradarias verdejantes, pomares de macieiras, penhascos, praias de areia e bocages compõem as paisagens do Calvados. Ou seja, o departamento propõe aos seus visitantes uma vasta seleção de descobertas e de atividades. Os lugares carregados de história, as praias de areia e as estâncias balneares da Côte Fleurie e da Côte de Nacre, a Suíça normanda que atrai os desportistas e apaixonados pela natureza, o Pays d'Auge e suas esplêndidas casas de enxaimel, mas também as especialidades gastronómicas fazem deste um destino muito apreciado pelos adeptos de história, de relaxamento e de atividades de lazer desportivas.
No coração da Normandia suave e verdejante, o Eure reserva aos adeptos de cultura, de história e de arquitetura um belo panorama de descobertas: casas e jardins de Claude Monet, castelo fortificado de Gisors, catedral e museu de Évreux, Castelo de Gaillard, abadia do Bec-Hellouin, Centro de Arte e de História de Vascoeuil, castelo do Campo de Batalha, para citar apenas alguns deles! Quanto à natureza, o Eure possui igualmente inúmeros atrativos, com os seus jardins floridos, sua bela floresta de Lyons e o seu Parque Natural Regional de Boucles de la Seine Normande, no qual os visitantes e praticantes de pedestrianismo poderão apreciar tranquilamente as belas paisagens do marais Vernier e dos vales do Sena e do Risle.
Dos sapais e vastos espaços arenosos da baía do Monte Saint-Michel às falésias, charnecas e pântanos da península de Cotentin, sem esquecer dos bocages tipicamente normandos, o departamento da Manche oferece uma bela diversidade de paisagens. Este departamento também lhe propõe descobrir uma herança excecional, com o famoso Monte Saint-Michel. Mas os seus atrativos não se resumem a isso: as cidades de Arte e de História, os edifícios religiosos, os sítios marítimos e o artesanato de arte vêm completar este belo quadro.
Reino dos cavalos, o departamento do Orne, reconhecido graças às suas criações de puro-sangue e de trotadores, se situa no coração da Normandia. Suas paisagens verdejantes e dotadas de um charme bucólico são extremamente românticas e sinónimos de retorno às origens, de repouso e de atividades de lazer ao ar livre, como a equitação, o pedestrianismo ou o golfe. Com seus dois parques regionais, o Orne também possui um vasto património arquitetural e cultural, como testemunham os seus castelos e mansões, as suas aldeias típicas, suas coudelarias, entre elas a prestigiosa coudelaria nacional do Pin, suas elegantes termas de Bagnoles-de-l'Orne, ou ainda, o saber-fazer rendeiro apresentado pelos museus de Alençon e de Argentan. Tantas riquezas a saborear durante um final de semana ou uma estadia prolongada!
A Côte d'Albâtre e suas altas falésias de cré, as margens do Sena bordadas por abadias prestigiosas, o campo normando repleto de charme, Étretat e suas famosas falésias, Rouen com o seu património artístico e religioso... A Seine-Maritime é o destino predileto dos adeptos de arte e de arquitetura, mas também de todos os que pretendem admirar paisagens selvagens e preservadas.