Mont batalha para embarcar a cabeça do cão, com vista para o Mont Agel, bonito e dominando 1150 metros La Turbie com vista para o Mónaco, com uma única abertura no Mediterrâneo, da Itália para o sopé da Esterel.
Idealmente localizado entre Nice e Menton, o seu território, que abrange 742 hectares, faz fronteira com vários municípios: Cap d'Ail, Beausoleil, Peille, Eze, Trinidad e Mônaco.
Apesar de seu desenvolvimento que começou com a chegada do primeiro inverno da Côte d'Azur, La Turbie preservou, ao lado de um movimentado shopping center, a alma de uma aldeia real.
La Turbie deve o seu nome ao Troféu monumental de Augusto, você pode visitar os restos, o novo museu interativo e belo parque que se abre para o mar. O gigantesco monumento foi construído há 2000 anos pelos romanos para glorificar o Imperador Augusto, vencedor das últimas tribos rebeldes dos Alpes. Graças a suas vitórias, os romanos sucederam os ligurianos, os celtas, os fenícios e, finalmente, os gregos fenícios. Com a queda do Império Romano, os bárbaros se lançam na região e atraem o Troféu. No século XI, este último é transformado em fortaleza, cercado pelas paredes das primeiras casas da aldeia. Após incontáveis guerras de conquista, o Troféu será eventualmente extraído por ordem de Luís XIV. A vila continuará a sofrer muitos conflitos para finalmente ser anexada à França em 1860.
Desde 18 de setembro de 2004, La Turbie foi geminada com a comuna de Sarre, no Vale de Aosta (Itália).
La Turbie mantém seus últimos testemunhos admiráveis: ao pé do Trophy, a cidade medieval com ruas de paralelepípedos pitorescas e casas de pedra bonita fora dos muros, a igreja barroca magnífica do St. Michael (XVIII), os vestígios romanos, e muitos outros tesouros.
Para os amantes da natureza, La Turbie oferece um cenário excepcional: uma paisagem grandiosa, muitas trilhas para caminhadas e o Parque Natural da Grande Corniche.
Desde 2010, La Turbie começou a se beneficiar das mais recentes tecnologias de comunicação: a cidade entrou no terceiro milênio! Tour guiado por áudio da vila em Smartphone; novo museu Trophée d'Auguste com ferramentas interativas e divertidas (modelo tátil, parede interativa de elencos, filme 3D acessível a deficientes auditivos e audioguias em vários idiomas).
Os fogos de São João: em junho.
The Musicales du Trophée: Este festival de música clássica acontece em julho no Trophée.
Pistou soup: Esta tradição de verão organizada pelo Comitê do Festival é aclamada pelos Turbiasques. Acontece em 13 de julho, véspera do Dia Nacional.
Os verões do Conselho Geral: Todos os anos, os espetáculos muito bonitos do Trophée des Alpes são abertos gratuitamente a todos.
A Corrida de Troféus: Uma corrida aberta a todos, oferece um percurso variado e atlético ao longo de uma distância de 19,1 km e 300 metros de elevação, através do Parque Natural da Grande Corniche por 13 km.
Halloween: La Turbie é uma das poucas comunas onde este feriado continua a ser um grande sucesso: mais de 200 crianças todos os anos!
E para todos, 29 de setembro: a festa de São Miguel, o santo padroeiro da aldeia, para a qual os Turbiasch dedicaram sua igreja. Por mais de uma semana, a aldeia ressoa com o som das festividades: a oferecida na missa alta, os auks, o carnaval, a bola...
Para os amantes da natureza, La Turbie oferece um cenário excepcional: uma paisagem grandiosa, muitas trilhas para caminhadas e o Parque Natural da Grande Corniche.