Para onde pretende ir?
Se a capital francesa atrai cada vez mais visitantes todos os anos, não é sem razão! Ao mesmo tempo romântica, prestigiosa, animada, efervescente, criativa e incrivelmente rica em cultura e arquitetura, a cidade de Paris possui inúmeras facetas. Seus diversos bairros, uns diferentes dos outros, sua imensidão de museus, seus monumentos excecionais, seus esplêndidos espaços verdes, ou ainda, suas lojas de criadores, suas cervejarias estilo Art Déco, seus bistrôs típicos e suas antigas livrarias certamente o encantarão. Os apaixonados pela arte terão seus desejos saciados com as obras de arte do Louvre, as coleções impressionistas do museu de Orsay, as telas e esculturas do museu Picasso, ou ainda, os belos quadros do museu Carnavalet. O património edificado certamente não deixa a desejar, e as mais importantes épocas da história deixaram seus vestígios em toda a cidade de Paris. Desde o período antigo, com as termas galo-romanas de Cluny, ao século XIX, com a incontornável Torre Eiffel e o majestoso Arco do Triunfo, sem esquecer da Idade Média, com a famosa catedral de Notre Dame de Paris e a pitoresca torre Jean-sans-Peur, os visitantes com sede de descobertas não saberão por onde começar. E após um agradável passeio no cais do Sena ou pelos caminhos tranquilos do Jardim das Plantas, do Parque Monceau, ou ainda, do Jardim das Tulherias, certamente não mais terá coragem de dizer adeus aos charmes e ao requinte desta cidade com mil facetas!
Em Hauts-de-Seine, um departamento cheio de contrastes, a arquitetura moderna do bairro de La Défense convive sem complexos com o know-how centenário da Cité de la Céramique de Sèvres.
92 é rica em história, arte e cultura. Uma das suas atrações principais é provavelmente o Château de Malmaison, um local imperdível que se tornou um museu nacional em memória de Napoleão, mas os poucos lugares dedicados a artistas de renome, como o museu e jardins Albert-Kahn, a Fundação Arp, o Museu Paul -O Museu Belmondo ou o Museu Rodin também merecem uma visita. O Museu Boulogne-Billancourt da década de 1930, o Museu de História Local Rueil-Malmaison ou mesmo Mont Valérien e o Memorial La Fayette Escadrille aguardam os entusiastas da história.
Os amantes da cidade vão adorar descobrir as jóias de Neuilly-sur-Seine, Meudon, Rueil-Malmaison e Saint-Cloud. Já os adeptos da vida ao ar livre terão de escolher entre diferentes zonas de prestígio que rivalizam entre si em harmonia e serenidade: Vallée-aux-Loups, Sceaux, Saint-Cloud ou mesmo a bela floresta de Meudon.
Seine-Saint-Denis está repleta de atrações e lugares para descobrir. A basílica de Saint-Denis, jóia da arte gótica e necrópole real, é uma das suas jóias. Por outro lado, deixe-se surpreender pelo ambiente animado da feira da ladra de Paris Saint-Ouen, que conta com nada menos que 12 mercados com identidades diferentes! O Museu Aéreo e Espacial de Bourget, o museu aeronáutico mais importante da França, bem como o lendário Stade de France, também estão entre os locais emblemáticos de 93.
Seine-Saint-Denis também dá lugar de destaque à natureza, com seus numerosos parques departamentais: Haute-Île, Île-Saint-Denis, Sausset, La Courneuve Georges-Valbon ou Jean-Moulin - Les Guilands. Os amantes das árvores de grande porte optarão pelo parque florestal Poudrerie, enquanto os fãs dos passeios à beira-mar irão em direção ao canal Saint-Denis ou ao canal Ourcq.
Faça algumas pausas históricas e culturais no Memorial Shoah em Drancy, na antiga fábrica Mécano em La Courneuve ou mesmo na antiga ourivesaria Bouilhet-Christofle, e não perca a oportunidade de conhecer o rico património das cidades de Saint- Denis, Neuilly-sur-Marne ou Pantin.
As festas às margens do Marne, os cruzeiros de barco, mas também, os parques e jardins do Val-de-Marne certamente irão seduzir os visitantes.
Jardim secreto de Ilha de França, o departamento da Essone, com as suas paisagens de planícies, de vales e de rios alberga belos parques e jardins propícios ao repouso, como os de Courances, de Courson e de Saint-Jean-de-Beauregard. Descobrir Essonne significa partir rumo à descoberta dos seus inúmeros castelos e museus, sem esquecer da cidade medieval de Dourdan, da charmosa aldeia de Milly-la-Forêt, da igreja de Saint-Sulpice-de-Favières ou ainda, da cidade de Arte e de História de Étampes.
Vasto território agrícola localizado no leste da região Ilha de França, o departamento de Seine-et-Marne possui um rico património natural edificado. São testemunhas a prestigiosa floresta de Fontainebleau, propícia às atividades ao ar livre, os esplêndidos parques e jardins floridos, os castelos sumptuosos, como os de Fontainebleau e Vaux-le-Vicomte, o charmoso vale do Grand Morin outrora apreciado pelos pintores impressionistas, as cidades medievais de Provins, Moret-sur-Loing e Meaux.... Também é no departamento de Seine-et-Marne, em Marne-la-Vallée mais especificamente, que se encontra o famoso parque Disneyland Paris que encanta crianças e adultos!
Território eminentemente turístico, Val-d'Oise tem argumentos convincentes para atrair visitantes. Os edifícios ricos em história são uma legião, com a abadia de Maubuisson e a de Royaumont, ou os castelos de Ambleville, Grouchy e La Roche-Guyon. Uma viagem ao Iluminismo na propriedade Villarceaux e uma visita ao Museu Nacional do Renascimento no Château d'Écouen estão entre as atrações imperdíveis. Mais contemporânea, a rota Axe Majeur, em Cergy-Pontoise, não deixará de surpreender.
As localidades de Pontoise e Auvers-sur-Oise estão impregnadas da memória dos impressionistas, e Montmorency, da de Jean-Jacques Rousseau. Luzarches oferece um ambiente mais rural, ideal para passeios bucólicos, enquanto Enghien-les-Bains oferece o único resort spa em Île-de-France. O departamento também não carece de museus, entre outros, o Museu de Arte e História Louis-Senlecq, o Musée de la Moisson ou o Museu Departamental dos Bombeiros de Val-d'Oise.
Precisa de um banho na natureza? As variações são inúmeras, entre a atmosfera bucólica de L'Isle-Adam ou a ilha de lazer mais animada de Cergy-Pontoise, a imponente floresta de Montmorency ou os majestosos parques naturais de Oise-Pays de France e Vexin Français.
Dotado de um rico património histórico, arquitetural e artístico, como podem testemunhar seus castelos, abadias e cidades reais, o departamento de Yvelines também pode se orgulha de possuir um vasto espaço natural preservado. Seus 70.000 hectares, pontuados por diversos caminhos de pedestrianismo, e os seus parques e jardins extremamente belos, são alguns dos muitos atrativos que encantam os adeptos de caminhadas e de atividades de lazer ao ar livre. Ou seja, a promessa de um belo programa!