O que busca?
Numa mistura de património histórico e natureza, o departamento do Aisne convida os seus visitantes a descobrirem a cidade de Laon e a sua catedral gótica, as igrejas fortificadas de Thiérache, mas também a floresta de Saint-Gobain e a reserva natural do pântano de Isle.
O Norte propõe a descoberta da sua cidade de cultura, Lille, reconhecida pelo seu palácio de Belas Artes, seu bairro antigo e a sua feira da ladra, mas também as cidades fortificadas de Bergues, de Gravelines e de Quesnoy, os moinhos pitorescos de Flandre e o famoso carnaval de Dunquerque.
Departamento do hipismo por excelência, o Oise é o território das vastas florestas propícias às atividades desportivas, dos castelos majestosos, das catedrais góticas, das abadias reais e das cidades carregadas de história e de tradições.
Os sítios naturais e paisagens diversificadas do Passo de Calais, desde a Côte d'Opale ao marais audomarois, sem esquecer de Caps, são todos propícios ao relaxamento e à prática de atividades desportivas, como o veículo à vela, o golfe, a caminhada, a natação, ou ainda, o ciclismo.
Entre as riquezas do Somme citamos a famosa catedral de Amiens, classificada no património mundial da UNESCO, os pântanos de Haute Somme, o litoral da Picardia e as suas altas falésias de cré, a cultura de hortaliças, a baía do Somme e o parque ornitológico de Marquenterre, ponto de encontro predileto das mais variadas espécies de pássaros.