Para onde pretende ir?
Os adeptos de património edificado poderão partir rumo à descoberta, em pleno coração da Picardia, das riquezas arquiteturais e culturais do Aisne. Da cidade medieval de Laon às igrejas fortificadas de Thiérache, sem esquecer da cidade de Arte e de História de Saint-Quentin, dos edifícios religiosos de Soissons, do museu Jean de La Fontaine, das antigas abadias, ou ainda, dos castelos feudais: ou seja, belas ideias de visitas para a sua estadia! Entre duas visitas, aproveite para voltar às origens e caminhar pela via verde de Thiérache ou numa das duas florestas magníficas de Retz e de Saint-Gobain...
Lille e o seu património arquitetural flamengo, a pequena cidade fortificada de Bergues, na Côte d'Opale, pontuada por belas praias de areia fina, os pitorescos moinhos de Flandre, os imponentes campanários, os belos museus, o centro histórico mineiro de Lewarde, os dois parques naturais regionais propícios às caminhadas, ou ainda, as festas do carnaval, fazem do Norte um destino rico em descobertas e atividades.
Outrora muito apreciada pelos reis e príncipes de França, o departamento do Oise lhe propõe descobrir as suas riquezas arquiteturais e as suas paisagens que alternam florestas, campos e bocages. Este departamento é uma referência do hipismo, com as suas vastas florestas propícias a esta atividade desportiva e a sua famosa cidade do Cavalo, Chantilly, onde são realizadas as mais prestigiosas corridas de cavalos. O Oise também possui um grande património religioso: as abadias de Chaalis, de Lieu-Restauré, de Ourscamp e de Moncel, ou ainda, as catedrais góticas de Beauvais, de Senlis e de Noyon.
Diante do litoral inglês, o cabo Gris-Nez marca a passagem da Manche ao mar do Norte. Numa mistura de paisagens e descobertas históricas, o Pas-de-Calais é reconhecido pelas suas elegantes estâncias balneares e suas longas praias de areia fina da Côte d'Opale, paraíso do relaxamento, do retorno às origens e das atividades desportivas. O Pas-de-Calais também propõe a visita das suas cidades de Arte e de História, como Boulogne-sur-Mer, e a sua cidade fortificada, Saint-Omer e a sua catedral gótica, ou ainda, Arras e as suas duas praças magníficas.
O departamento do Somme oferece uma grande diversidade de descobertas aos seus visitantes, tanto naturais quanto históricas e arquiteturais. O litoral da Picardia, pontuado por estâncias balneares e falésias, e a famosa baía do Somme, um espaço natural preservado e que também é o destino predileto dos pássaros selvagens, certamente seduzirão os adeptos da natureza e do litoral. Dotado de inúmeros edifícios góticos notáveis, o departamento do Somme também irá agradar os adeptos de arquitetura religiosa. Sem esquecer dos maravilhosos jardins de Valloires, do castelo fortificado de Ralbures, ou ainda, do vale do Somme com os seus pântanos tranquilos.