O que busca?
O departamento de Ardennes possui muitos atrativos, entre os quais a bela praça Ducal com arcadas de Charleville-Mézières, o vasto castelo fortificado de Sedan, as florestas do maciço de Ardenne e a região de Thiérache com as suas igrejas fortificadas.
Departamento produtor de champanhe, Aube o convida à descobrir todas as suas riquezas: vinhedo de Côte des Bar; floresta de Orient e os seus lagos propícios às atividades náuticas e ao pedestrianismo; as suas charmosas igrejas de estilo enxaimel; Troyes, cidade medieval com as suas dez igrejas classificadas...
O Baixo Reno convida os seus visitantes a descobrirem Estrasburgo, cidade europeia famosa pela sua cidade velha pitoresca e pela sua catedral gótica, mas também o monte Sainte-Odile e o seu convento, o majestoso castelo de Haut-Koenigsbourg e as belas aldeias, cuja autenticidade continua intacta.
Numa sucessão de planaltos, colinas e florestas, o Alto Marna reúne natureza, retorno às origens e descobertas, com o seu lago de Der-Chantecoq, favorável às atividades de lazer náuticas, suas termas de Bourbonne-les-Bains dotadas de virtudes reconhecidas, e a sua cidade de Arte e de História de Langres.
Dotado de uma grande diversidade de paisagens, o Alto Reno combina maravilhosamente a natureza, a cultura e as tradições, com o Parque Natural Regional de Ballons des Vosges, os famosos museus de Mulhouse e de Colmar, ou ainda, as belas aldeias coloridas da rota dos vinhos.
Famoso no mundo inteiro graças aos seus champanhes prestigiosos, o departamento do Marne oferece a possibilidade de descobrir sítios impressionantes, como as adegas de Reims e de Épernay, onde são elaborados os champanhes mais famosos, ou ainda, a cidade de Reims e a sua bela catedral gótica de Notre-Dame.
O departamento de Meurthe-et-Moselle propõe arte e tradição, com o movimento artístico da Escola de Nancy e as famosas fábricas de cristais de Baccarat, mas também todo o seu património histórico e arquitetural, com a cidade de Nancy e a basílica de Saint-Nicolas-de-Port.
O departamento de Mosa é marcado por um passado histórico pesado, nomeadamente em Verdun, que hoje alberga o Centro Mundial da Paz. Quanto à natureza, o departamento beneficia da presença do Parque Natural Regional da Lorena e do lago de Madine.
A Moselle convida os seus visitantes a descobrirem a cidade de Metz, capital da Lorena, conhecida pela sua magnífica catedral gótica de Saint-Étienne, mas também pelas obras militares da Ligne Maginot e as termas de Amnéville.
O maciço dos Vosges, pontuado por numerosos caminhos balizados, por lagos de montanha, mas também por termas de renome, como Vittel, Contrexéville e Plombières-les-Bains.