Para onde pretende ir?
Território montanhoso e verdejante, atravessado pelo rio Mosa e seus inúmeros afluentes, as Ardenas seduzem tanto os adeptos de atividades de lazer ao ar livre, com a floresta, a Via Verde Trans-Ardennes, os lagos de Bairon e de Vieilles-Forges, quanto os adeptos de arquitetura, com a imensa fortaleza de Sedan, as igrejas fortificadas de Thiérache, a prestigiosa praça Ducal de Charleville-Mézières e a cidade fortificada em estrela de Rocroi. A todos esses atrativos se acrescenta a presença do Parque Argonne Découverte, cujas atividades certamente saberão agradar às crianças e aos adultos!
Com seus 9.000 m² de vitrais, o departamento do Aube é o mais rico no assunto. Troyes, sua cidade medieval com dez igrejas, é o destino ideal para todos os que pretendem descobrir este património religioso excecional. Aube, com as suas paisagens compostas de vinhais, de florestas e colinas, também propõe outros percursos incontornáveis, como a rota do Champanhe pontuada por aldeias, seus grandes lagos propícios às atividades desportivas e suas belas igrejas de estilo enxaimel repletas de charme.
O Baixo Reno oferece uma paleta de descobertas extraordinárias, tanto a nível arquitetural, histórico e religioso quanto gastronómico e tradicional. A rota romana, o património cervejeiro, as aldeias tipicamente alsacianas, os castelos fortificados, a famosa rota dos Vinhos, as florestas de Vosges do Norte e a capital europeia, Estrasburgo, estão entre os vários sítios notáveis do Baixo Reno.
Referência da cestaria e da cutelaria, o Alto Marne, localizado no sudeste da região Champanha-Ardenas, conserva, para além do seu saber-fazer ancestral, um importante património histórico e arquitetural, testemunha dos séculos passados. Personagens ilustres, como o general de Gaulle e os filósofos Voltaire e Diderot, entre outros, ali deixaram a sua marca. Quanto à natureza, as paisagens de florestas - aproximadamente 40% da superfície do departamento - e de planícies montanhosas, pontuadas por percursos, sendas e caminhos balizados, são um verdadeiro convite à caminhada. O lago do Der e os quatro lagos do Pays de Langres, assim como os numerosos rios e pântanos que pontuam este território tranquilo, fazem deste um destino apreciado pelos adeptos da pesca, da ornitologia e das atividades de lazer náuticas.
Com a presença do seu maciço dos Vosges, o Alto Reno é um destino maravilhoso para beneficiar da beleza da natureza e da montanha. Reconhecido pelos seus prestigiosos museus, este departamento também é famoso graças às suas belas aldeias coloridas e floridas, ideais para repousar o corpo e a mente. Também é perfeito para degustar vinhos famosos e saborear pratos excelentes e tipicamente alsacianos.
Mundialmente reputada pelo seu champanhe, o Marne dispõe, para além das suas riquezas vitícolas, de um maravilhoso património arquitetural, como testemunham os edifícios das cidades de Reims e de Châlons-en-Champagne, as charmosas igrejas do Pays du Der e do vale do Ardre, ou ainda, a magnífica basílica de Épine. Um belo programa que certamente irá agradar os gastrónomos e os apaixonados por monumentos religiosos! Os adeptos de atividades náuticas certamente serão seduzidos pela presença do mais belo lago artificial da Europa: o lago de Der-Chantecoq.
É em Meurthe-et-Moselle que a produção de mirabelas é mais intensa. Mas este departamento possui muitos outros atrativos, como o seu património histórico, cultural e arquitetural, assim como o seu saber-fazer.
Planícies e planaltos, vale do Meuse, florestas do maciço do Argonne, Parque Natural Regional da Lorena, sem esquecer dos sítios históricos de Verdun e cercanias, que estão à sua espera na Meuse.
Alcunhado de País das Três Fronteiras, a Moselle, com as suas paisagens de planícies, de pântanos e de florestas, apresenta um importante património militar, um saber-fazer tradicional, mas também riquezas arquiteturais e religiosas, com a cidade de Metz, capital da Lorena.
Terceiro departamento mais arborizado do hexágono, Vosges beneficia de um ambiente natural excecional: termas de renome mundial, cascatas, lagos de montanha, maciço vosgiano, flora preservada, rios e esplêndidas florestas de pinheiros.