Para onde pretende ir?
Os outeiros vitícolas de Sancerrois, as clareiras e bocages, as planícies cerealíferas de Champanhe, mas também as colinas, bosques e pântanos são os elementos que compõem as paisagens do Cher. Em pleno coração do Berry, o Cher permite, ao mesmo tempo em que percorre a rota histórica Jacques-Coeur, partir ao encontro de castelos elegantes, palácios e monumentos, mas também descobrir Bourges e sua famosa catedral.
Como podem testemunhar as paisagens variadas do Perche, do Beauce e dos vales do Loir e do Eure, por um lado, e por outro, a famosa catedral gótica de Chartres, as charmosas aldeias com suas casas antigas, os castelos do Renascimento, ou ainda, a antiga cidade de Châteaudun, o departamento de Eure et Loir combina maravilhosamente a natureza, a arquitetura, a cultura e o património arquitetural.
Situado no coração da antiga província do Berry, o departamento do Indre oferece aos adeptos de natureza e de património um maravilhoso painel de descobertas. Seus castelos de renome, como os de Valençay e de Bouges, seu Parque Natural Regional de la Brenne, com as suas paisagens selvagens pontuadas por vários pântanos, suas belas aldeias, como Gargilesse-Dampierre e Saint-Benoît-du-Sault, suas igrejas romanas e seus sítios impregnados de lembranças de George Sand, são alguns dos atrativos a saborear sem moderação!
Referência do Renascimento francês, o departamento de Indre-et-Loire o convida à descoberta do seu património dotado de uma riqueza excecional, dos seus tesouros naturais e históricos e das suas joias artísticas e arquiteturais. Famosa pelos seus castelos do Loire, esplêndidos edifícios classificados no património mundial da UNESCO, a Touraine também nos oferece a presença dos seus jardins excecionais, das suas belas aldeias típicas, assim como das suas cidades de Arte e de História.
Para além das suas paisagens variadas, desde o Vale do Loire às florestas de Orléans, de Montargis e de Sologne, sem esquecer das planícies de Beauce e de Gâtinais, o Loiret o convida a descobrir as suas cidades dotadas de um património rico, como Orléans, Beaugency ou ainda, Meung-sur-Loire, mas também seus castelos esplêndidos, seus edifícios religiosos notáveis, seus belos jardins floridos. Ou seja, a promessa de um belo programa!
Outrora extremamente apreciado pelos reis de França, o Loir-et-Cher hoje atrai, graças ao seu rico património histórico, arquitetural e artístico, os visitantes do mundo inteiro. A cidade de Blois e a sua esplêndida herança às margens do rio real, os castelos de renome do vale do Loire, como os de Chambord ou de Cheverny, o vale do Loir e os seus edifícios religiosos que albergam esplêndidas pinturas murais, ou ainda, a Sologne e as suas belas paisagens selvagens. Tantos atrativos que fazem do Loir-et-Cher um destino incontornável e repleto de descobertas.