Para onde pretende ir?
A Côte-d'Or é um dos oito departamentos que compõem a região de Bourgogne-Franche-Comté, da qual Dijon é a capital. Sua história remonta a vários milênios e viu gente famosa pisar em suas terras. Vercingétorix e Júlio César são os atores principais, mas também o corajoso Carlos, o Ousado, que lutou pela independência da Borgonha. De sua passagem, um patrimônio edificado excepcional cresceu ao longo dos séculos e que pode ser observado em particular através de igrejas, castelos, abadias e antigas cidades medievais como Flavigny-sur-Ozerain, Châteauneuf-en-Auxois e Semur-en-Auxois.
A Côte-d'Or também possui um rico patrimônio natural e paisagístico para ser apreciado a pé, de bicicleta ou na água. As zonas arborizadas do Morvan, os rios e lagoas, o tranquilo canal da Borgonha e as prestigiadas vinhas são um verdadeiro convite à fuga e à descoberta.
Departamento gourmet por excelência, é impossível evocar a Côte-d'Or sem falar do seu património gastronómico. Mostarda Dijon, pão de mel, anis de Flavigny, trufas e caracóis da Borgonha, queijos, groselhas pretas, os prazeres da mesa são ilimitados! Sem esquecer, é claro, os internacionalmente renomados Côtes de Beaune e Nuits Grands Crus!
Composto de paisagens variadas que alternam planícies, planaltos, vales, rios, cascatas, lagos e montanhas com bosques, o Doubs também dispõe de um belo património edificado que descobrimos ao visitar a cidade de Besançon e sua famosa cidadela, mas também a salina real de Arc-et-Senans, o imponente castelo de Joux, a cidade de Arte e de História de Montbéliard, ou ainda, a charmosa cidade de Ornans. Uma estadia no Doubs também será a ocasião de degustar famosas especialidades gastronómicas como o queijo comté e a salsicha de Morteau e de Montbéliard.
Situado entre o maciço de Vosges ao norte e os montes do Jura no sul, o Alto Sona figura entre as primeiras regiões arborizadas de França. Seus inúmeros rios são um verdadeiro paraíso para os adeptos de desportos de água doce e seus pântanos trazem uma verdadeira nota de frescura verdejante.
Paisagens naturais preservadas que alternam rios, cascatas, pastagens alpinas e florestas de pinheiros, lagos sumptuosos, cidades e aldeias dotadas de um património rico, vinhais de renome que propõem uma grande variedade de vinhos, queijos saborosos, um artesanato diversificado... Tantos atrativos e riquezas que fazem do Jura um destino muito apreciado pelos adeptos da natureza, de descobertas e de gastronomia.
Terra de história e de traduções, o Nièvre, antiga província do Nivernais, é um destino natural por excelência, com os seus campos tranquilos, ode as vacas Charolaises, suas florestas misteriosas, seus grandes lagos, seus rios e as numerosas atividades de lazer propostas aos desportistas e adeptos de atividades ao ar livre. Terra de águas verdejante, o Nièvre, dotado de um património secular, também seduz os adeptos de cultura e de arquitetura, pois lhes propõe uma grande seleção de descobertas, desde a cidade de Arte e de História de Nevers ao priorado clunisiano de La Charité-sur-Loire, sem esquecer dos ecomuseus de Morvan e do castelo de Bazoches!
Pontuado por inúmeros rios e lagos, o departamento do Saône-et-Loire, com as suas paisagens de florestas, bocages, vinhais e montes, seduz os pescadores e velejadores. Ele também seduz os adeptos de ciclismo e de caminhadas, com a presença da Via Verde e do Parque Natural Regional do Morvan. A esses atrativos se acrescenta um rico património edificado, formado por esplêndidas igrejas romanas, castelos maravilhosos, vestígios antigos e cidades de Arte e de História.
Com os seus 610 km², o Território de Belfort é o menor departamento de França fora da região parisiense. Mas a sua pequena superfície não é um inconveniente, pois o departamento oferece muitas outras descobertas, como a sua cidade principal, Belfort, mas também as suas paisagens compostas de florestas, rios, lagos e pântanos.
No coração da Borgonha, o departamento de Yonne desenvolve suas inúmeras atrações para oferecer, a uma hora de Paris, uma sutil mistura de natureza, cultura e arte de viver. A sua prefeitura, Auxerre, classificada como cidade de Arte e História, oferece nada menos que 35 monumentos históricos para descobrir! Castelos medievais ou renascentistas, edifícios religiosos, com a basílica de Vézelay no topo da lista, pequenas cidades de caráter e vilas charmosas com antigas residências da Borgonha o levarão de volta no tempo.
No sul do Yonne, trono do Parque Natural Regional de Morvan, orgulho da região de Borgonha-Franche-Comté. Entre relevos montanhosos e florestas misteriosas, lagos e torrentes, vales e panoramas, este cenário natural protegido oferece o bônus de uma flora e fauna prósperas. A estes bens podem ser adicionados outros locais de interesse, como os rochedos de Saussois, o parque natural Boutissaint ou os vales de Cousin and Cure que com certeza o seduzirão!
Outra opção está à disposição dos amantes da natureza: passear pelo canal Nivernais ou pelo canal da Borgonha. A pé, de bicicleta ou na água, o visitante pode descobrir o encanto da paisagem ondulante e aproveitar os locais notáveis que encontrará no caminho.
Foodies e epicuristas também se sentirão em casa percorrendo a rota turística dos vinhedos de Yonne, pontuada por etapas prestigiosas como Chablis e Joigny, ou saboreando uma das muitas especialidades oferecidas por produtores locais e donos de restaurantes da região.