Dê vida às suas férias!

Cidades & Vilarejos da Auvérnia-Ródano-Alpes

Guia de Turismo, férias & final de semana na Auvérnia-Ródano-Alpes

Para onde pretende ir?

Cidades & Vilarejos da Auvérnia-Ródano-Alpes

Ain

Situado nos confins da Suíça, entre o vale do Saône e os Alpes, o departamento de Aine, com territórios variados e preservados, pode se orgulhar de possuir um rico património natural. Dombes e seus pântanos, Bugey, Revermont, Bresse savoyarde, Pays de Gex e Haut-Jura são alguns dos territórios onde a beleza regala os adeptos de natureza e de atividades de lazer ao ar livre. A essas riquezas paisagísticas, que alternam florestas, outeiros vinícolas, vales, penhascos, rios, bocages e relevos montanhosos, se acrescenta um estilo de construção típico, composto de quintas com lareiras sarracenas, casas fortificadas e belas aldeias. Grande referência da gastronomia, Ain possui várias especialidades de renome: a ave de Bresse, a quenelle de brochet com molho Nantua, peixes e sapos de Dombes, bleu de Gex, comté, vinhos de Bugey ou ainda, a galette de Pérouges: todas essas delícias irão regalar o seu paladar!

Allier

Localizada no coração da antiga província de Bourbonnais, o departamento de Allier, cuja história é intimamente relacionada à da epopeia da famosa dinastia dos Bourbons, alberga, com seus castelos fortificados, suas igrejas romanas, suas cidades e seus museus, um importante património edificado e cultural, testemunha do seu passado rico. Quanto à natureza, as descobertas são inúmeras e não incitam a prática de atividades ao ar livre: a montanha para um longo passeio a pé, a cavalo ou em BTT; os desfiladeiros de Chouvigny para a canoagem; Allier, Cher, Sioule e outros rios para pescar; a floresta de Tronçais para caminhar entre carvalhos seculares e pântanos tranquilos... E para relaxar depois das visitas, nada melhor do que uma pausa bem-estar nas Termas de uma das três estações presentes no Allier!

Ardèche

Os famosos desfiladeiros do Ardèche, verdadeiro paraíso para os adeptos da canoagem e do caiaque, as aldeias de personalidade que regalam os adeptos das antigas edificações, os sítios vulcânicos de renome, como o monte Gerbier de Jonc, a cascata de Ray-Pic e o monte Mézenc, o universo de conto de fadas das grutas misteriosas, os castelos medievais que zelam sobre o vale do Ródano, os vários belvederes que oferecem panoramas extraordinários, ou ainda, as diversas feiras de produtores que propõem os sabores da região fazem de Ardèche um território repleto de surpresas e de descobertas... Um destino de férias muito apreciado pelos adeptos de natureza, particularmente propício ao relaxamento e às atividades de lazer ao ar livre, com os seus espaços preservados, pontuados por lagos e rios, e suas três termas!

Cantal

No coração da Auvérnia, no Maciço central, se desvenda o magnífico Cantal, destino privilegiado para as atividades ao ar livre, como o pedestrianismo, o ciclismo, o parapente ou ainda, o esqui! Entre os majestosos cimos do maciço do Cantal, situados no Parque Natural Regional dos Vulcões da Auvérnia, os famosos desfiladeiros de Truyère, pontuados por lagos, e a Margeride com as suas paisagens misteriosas, a natureza é realmente omnipresente. O Cantal também possui um rico património edificado, civil e religioso, com seus inúmeros castelos, igrejas e capelas, suas cidades de charme, como Salers e Tournemire, classificadas entre as mais belas aldeias de França, e suas cidades de renome, como Aurillac, Murat et Saint-Flour. Quanto à gastronomia, os excelentes queijos DOP da Auvérnia, a saborosa carne de Salers, o tradicional pounti, ou ainda, os deliciosos macarons de Massiac certamente irão regalar o paladar dos gastrónomos!

Drôme

Situado entre os Alpes e o Maciço central, o Drôme é um vasto território que oferece uma grande diversidade de paisagens. Os relevos íngremes e majestosos do Vercors contrastam com as suaves colinas de Baronnies provençais. As altas falésias calcárias, os desfiladeiros profundos, os campos de alfazema, de vinhas e de oliveiras, as florestas de carvalho, os pinhais e garrigues, não deixe de descobrir este património natural excecional.

O Drôme também dispõe de um património edificado excecional. De facto, como podemos esquecer de mencionar as pitorescas aldeias empoleiradas típicas deste lugar? Uma herança da época medieval, na qual as casas de pedra são dotadas de um charme incomparável. Ademais, as igrejas e capelas romanas irão certamente seduzir os adeptos de antigos edifícios. Também não podemos esquecer os castelos, como o de Grignan, que se tornou famoso graças à marquesa de Sévigné, ou o de Suze-la-Rousse, que alberga a Universidade do Vinho.

O Drôme também pode ser descoberto através dos seus sabores. Damasco, azeitona, trufa, nougat, queijo de cabra, desperte o seu paladar e deguste as especialidades locais.

Finalmente, o Drôme é ideal para praticar todos os tipos de atividades de lazer ao ar livre. A pé ou de bicicleta, os apaixonados pela natureza poderão desfrutar dos diversos circuitos de pedestrianismo que pontuam a região, enquanto os mais temerários poderão praticar o parapente, a escalada ou a via ferrata. E com os seus espaços aquáticos, lugares para praticar o arborismo, ou ainda, encontrar os animais, Drôme é o destino ideal para as famílias!

Alto-Líger

Sul da Auvérnia, o Alto Loire oferece uma maravilhosa sucessão de pradarias verdejantes, de relevos vulcânicos, de planaltos, de desfiladeiros selvagens e de rios. Também é neste departamento, onde o céu é sempre ensolarado, que o Loire percorre cerca de cem quilómetros logo depois de nascer no Ardèche, no monte Gerbier-de-Jonc.

Alta Saboia

Repleta de sítios notáveis, a Alta Saboia é dotada de um património natural excecional. O majestoso maciço do Mont Blanc, mais alto da Europa, é o paraíso de todos os apaixonados por alpinismo, esqui e paisagens surpreendentes. As vastas áreas esquiáveis, as famosas estações de desportos de inverno, as Reservas Naturais, mas também, as termas de renome, os lagos perfeitos para a prática de atividades náuticas, a maravilhosa cidade de Annecy, alcunhada de Veneza dos Alpes, ou ainda, as deliciosas especialidades da Saboia, são alguns dos vários atrativos que fazem da Alta Saboia um destino privilegiado.

Isère

Situada na antiga província do Dauphiné, entre os Alpes e a planície do Ródano, o departamento de Isère dispõe de um rico património natural. Suas esplêndidas paisagens dos maciços montanhosos, desde a Chartreuse ao Vercors, sem esquecer da cadeia de Belledonne, de Trièves e Oisans; seus lagos propícios à prática de atividades náuticas; ou ainda, seus três parques naturais, que são o Parque Natural Regional de Chartreuse, o Parque Natural Regional do Vercors e o o Parque Regional dos Écrins, fazem deste um destino ideal para os adeptos da natureza e das atividades de lazer ao ar livre. O Isère também possui cidades dotadas de uma herança rica, como Vienne, Grenoble e Crémieu, suas aldeias típicas, suas estações de esqui de grande renome, sua gastronomia, ou ainda, as suas tradições...

Líger

Atravessado pelo famoso rio selvagem homónimo, o departamento do Loire propõe uma grande variedade de paisagens que aliam colinas, planaltos e montanhas do maciço do Pilat aos montes e à planície do Forez, sem esquecer dos desfiladeiros do Loire. Para além dessas riquezas naturais, este departamento também oferece a presença de um belo património edificado que podemos descobrir nos castelos, edifícios religiosos, aldeias medievais e na sua cidade de Arte e História, Saint-Étienne.

Puy-de-Dôme

Território verdejante propício ao pedestrianismo e às atividades ao ar livre, o Puy-de-Dôme alberga dois parques naturais, que são o Parque Natural Regional dos Vulcões da Auvérnia e o Parque Natural Regional Livradois-Forez. Para além das suas esplêndidas paisagens preservadas, este departamento do Maciço central apresenta a particularidade de ser pontuado por numerosos castelos e igrejas romanas, assim como cidades, como Clermont-Ferrand, Riom e Thiers, dotadas de um património rico. A esses inúmeros atrativos naturais e arquiteturais, se acrescenta a presença de termas agradáveis e estações de desportos de inverno dedicadas ao bem-estar e à boa forma.

Ródano

Referência da gastronomia, o departamento do Ródano também é um aterra de história e de tradições. Lyon e o seu maravilhoso património arquitetural, Saint-Romain-en-Gal e os seus vestígios galo-romanos, o Pays Beaujolais e as suas aldeias douradas repletas de charme, a natureza preservada dos montes do Lyonnais, assim como os vinhais de renome que fazem deste um destino incontornável.

Saboia

Reino do ouro branco, a Saboia possui todos os ingredientes para satisfazer os apaixonados pela montanha, pela natureza e pelos desportos alpinos. É nesse departamento que se encontram as prestigiosas estações de desportos de inverno e as áreas esquiáveis mais famosas do mundo. A rota dos Grandes Alpes, que oferece esplêndidas paisagens sobre as montanhas com os seus cimos cobertos de neve e as suas pradarias alpinas onde as vacas pastam tranquilamente, culmina a mais de 2.000 metros de altitude. A garantia de uma estadia inédita! A Saboia também é reconhecida pelos seus excelentes produtos gastronómicos e suas famosas especialidades culinárias, sinónimos de momentos calorosos e convivais ao redor da mesa.

A suas férias
Um hotel
Um aluguer de férias
Uma pousada
Um parque de campismo
Uma atividade de lazer
Uma viatura de aluguer
Um bilhete de avião
Ao continuar a navegar neste site, aceita a utilização de cookies para lhe propor ofertas adaptadas.
Saber mais e configurar
A sua conta